quinta-feira, 28 de maio de 2009

Retratos de Portugal (1)

Ontem fiz um trajecto que frequentemente tomava, mas que já há alguns anos não fazia.
Esse percurso atravessa uma zona pouco povoada, mas de grande singularidade e beleza. É uma estrada que vai desde a aldeia da Lamarosa atravessa uma boa parte da charneca ribatejana e entra no vale do Sorraia.
Mais ou menos a meio caminho há uma outra aldeia de casas dispersas, que se chama Escusa. Numa bifurcação de estradas que agora foram já alcatroadas, havia um pequeno café.
Tinha o hábito de parar aí, pois o café pelo ambiente e pela decoração era delicioso.
Esse café recordava-me as antigas tabernas provincianas, que tão típicas eram e que hoje desapareceram completamente.
Lembro-me bem delas, cheias de clientes logo pela manhã cedo.
Recordo uma taberna da minha terra, Almeirim, que havia na esquina da Pontinha, por onde eu em miúdo passava envergonhado a caminho da escola. Nessa taberna os trabalhadores rurais bebiam logo pela manhã os seus copos de vinho branco da casta Fernão Pires e por isso diziam…”venha lá um copito do Fernão Pirão”. A maior parte dos que iam para a duras tarefas do trabalho no campo, paravam ali as suas bicicletas onde fixavam num suporte as suas enxadas e entravam na taberna empurrando as duas meias portas de vai e vem. Lá dentro ouvia-se a algazarra, expressão do convívio. Há tarde, quase ao sol posto, lá voltavam a entrar, para se recomporem da energia dispendida durante o dia.

O café da Escusa, fazia-me lembrar tudo isto, mas tinha ainda mais sabor.
O dono do café era uma simpática criatura, que me recebia sempre com uma natural expressão do seu mais intimo prazer, por me ver entrar naquele estabelecimento e sem me conhecer de lado nenhum. Era o sinal da sua pureza de carácter e também do isolamento que ali se vivia e ainda se vive.
Numa das três pequenas mesas estavam sempre sentados vários idosos, que naquele café encontravam o meio mais agradável de passarem o seu tempo. Não havia algazarra e todo o ambiente era muito calmo. Uns jogavam ao “dominó”, algumas vezes à “lerpa”, outros liam em paz o jornal que o café lhes disponibilizava. O café da Escusa era o único reduto do convívio social daquela aldeia, onde as pessoas tinham o hábito de ir e conversar.

Quando ontem lá passei o café da Escusa estava fechado. Parei o carro estranhando ver aquele delicioso café encerrado. Apetecia-me voltar a entrar nele e voltar a beber um café apreciando o seu tranquilo ambiente.
Dirigi-me a dois senhores que tinham reparado em mim. Perguntei-lhes sobre a razão pela qual o café estava fechado.
Transcrevo na íntegra o diálogo que tivemos depois dos amáveis cumprimentos.

Disse-me logo um deles. “ Vieram aí uns gajos duma coisa chamada Asaí…que obrigaram o Toino a fechar o estabelecimento. Parece que o queriam obrigar a fazer obras, mais um orinol e ainda mais não sei bem o quê. Como as obras estão caras o Toino nunca mais ia ganhar para as pagar…olhe decidiu fechar o negócio e foi-se embora para Lisboa para casa duma filha.”
O outro acrescentou. “ A gente ainda o tentou convencer a na fechar o café. Dissemos-lhe mesmo que se eles cá voltassem, já de cá na saíam inteiros…mas o Toino na quis complicações e fechou mesmo”

E os dois disseram ainda sem se interromperem, mas completando-se um ao outro.
“Aquele café faz-nos muita falta”. “ Era ali que todos nos juntávamos e nos entretínhamos”. “Agora já nem o jornal temos para ler e se queremos saber alguma coisa do que se passa, temos de nos fechar em casa a ver a televisão”. “ Na percebo aquela coisa das duas casas de banho, primeiro as mulheres raramente aqui param, segundos a casa de banho, até podia ficar para elas, pois os homens cá da terra sempre mijaram atrás dos chaparros.”

2 comentários:

  1. A SABEDORIA POPULAR OU MELHOR A LEGÍTIMA SABEDORIA INGÉNUA POPULAR AINDA SERÁ A MELHORE ARMA CONTRA OS PSEUDO CIVILIZADOS, BUROCRATAS E DITADOREZINHOS FUNDAMENTALISTAS DAS ASAES QUE POR AÍ HÁ E QUE VÃO UM DIA DESTE PERCEBER QUE A TRADIÇÃO, A CULTURA E O QUERER DO POVO, SÃO PARA RESPEITAR!!!
    COMO DIZEM NA MINHA TERRA " O RESPEITINHO É UMA COISA MUITO BONITA " E OUTROS DIZEM: RESPEITA SE QUERES SER RESPEITADO!!!

    ResponderEliminar
  2. Triste realidade que temos de mudar com atitudes REAIS...

    ResponderEliminar