quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Mafia Política

Há poucos dias vi na TVI, uma reportagem sobre a Central de Compostagem da Cova da Beira, que me impressionou muito pela clareza com que foi identificados crimes ambientais e financeiros, da responsabilidade de um grupo de personagens ligadas ao Partido Socialista, próximas do Primeiro Ministro e ainda pelas credíveis insinuações de envolvimento de José Sócrates e da sua influencia sobre as investigações e sobre a liberdade de funcionamento da Justiça.
Comentei hoje essa reportagem, com muitas pessoas que também a viram.
Nenhuma delas demonstrava a mesma perturbação, que aquela reportagem me tinha transmitido.
Todas assumiam com naturalidade e todos disseram que já há muito tinham a certeza de que o Partido Socialista é uma autêntica “Mafia”.
É claro que não posso assumir que este meu pequeno leque de contactos tem o significado de uma sondagem.
Tenho até a certeza que se tivesse encontrado algum militante socialista teria recebido uma longa palestra sobre as campanhas negras de que Sócrates tem sido alvo. Teria recebido certamente até uma lição de ética, pois não se pode fazer “insinuações infundadas” daquela natureza a bem da democracia.
Decorrente desta minha convicção quanto às reacções dos militantes socialistas, surgiu-me a dúvida sobre qual seria a minha resposta. Argumentaria sobre a indispensabilidade de demonstrar á sociedade portuguesa a falsidade das insinuações? Ou simplesmente citaria Vale de Azevedo.
Tantas suspeitas infundadas e tantas cabalas medonhas foi sujeito Vale de Azevedo enquanto foi Presidente do Benfica. Tantos processos que entraram em Tribunal após ter sido derrotado em eleições. Tantas condenações.
A independência e o célere funcionamento da Justiça é uma condição de um Estado de Direito e uma premissa democrática.
Quando um país não tem esta condição e esta premissa, está à beira do colapso, porque está permissivo a todo o tipo de influências, manobras e acções decorrentes da imperfeição humana.
Mas é assim que teimamos em viver em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário