terça-feira, 12 de maio de 2009

A lição da História é a Nova Política


O materialismo como ideologia dominante, é o grande obstáculo ao exercício da Política ao serviço dos homens e do seu bem-estar.
O materialismo privilegia a produção e a distribuição da riqueza. Centraliza-se em torno dos resultados da acção homens e não da condição humana. Foi uma resposta ideológica à revolução industrial, que hoje em dia já não faz qualquer sentido.
A política moderna só pode ser encarada, como a forma de dar resposta conveniente á afirmação do homem numa sociedade pacífica e equilibrada.
Não vale a pena insistir em caminhos falsos, que a história já rejeitou, ou seja que os homens já eliminaram. O caminho do futuro não pode ser esse.
Há princípios que estão consolidados e comprovados.
Esses devem ser assumidos e as ideologias que os pretendem negar, devem ser consideradas como irrealistas e retrógradas.
Temos assim de sintetizar o esclarecimento moderno da história da humanidade:
1- O mercado é o único modo eficiente de produzir e trocar tudo aquilo que é essencial à vida.
2- A igualdade de oportunidades é um direito humano, que deve ser assumido com o mesmo estatuto de importância, na organização politica de um Estado e na Governação, como todas os outros direitos, liberdades e garantias.
3- A diversidade humana é a maior riqueza de qualquer sociedade.
4- A igualdade de oportunidades das organizações produtivas dos homens, as empresas, é também um direito inalienável, em todo o espaço de a que estamos vinculados politicamente. Ou seja, em todo o País, em toda a União Europeia, ou em todo o Mercado Mundial.
5- A família é a instituição mais perfeita e mais importante da sociedade, a única que tem legitimidade para cuidar correctamente da formação dos seus membros, que sabe muito melhor prestar esse serviço do que qualquer Estado, porque se baseia no sentimento de afectividade e não no interesse.
6- Uma Nação é um conjunto de seres humanos, que têm uma vontade inequívoca de manter identidades históricas, culturais e sociais. Uma Nação que tem uma referência territorial é uma Pátria ou País.

Estes princípios, são apenas o resultado da análise actual da história da humanidade. São assim princípios síntese a que deveriam obedecer as ideologias políticas modernas e todos os compromissos eleitorais. São princípios que são rejeitados pelos diversos “Ismos”, que desesperadamente pretendem escamotear a lição da história, a vontade inequívoca dos seres humanos modernos, numa atitude reaccionária e limitadora de toda a evolução.
A política de futuro é o pragmatismo e a imaginação ao serviço do compromisso com estes princípios.
O compromisso político não pode continuar a ser adulterado por esquemas mais ou menos sofisticados, permissivos ao seu não cumprimento e ao não empenhamento na sua concretização, ou seja à irresponsabilidade.
Se assim for, se assim todos quisermos que seja, tudo mudará.

Sem comentários:

Enviar um comentário