domingo, 9 de maio de 2010

A Vitória do Benfica. Um bem haja ao Benfica de um Sportinguista.

Sou sportinguista desde que me conheço, sempre considerei o Benfica como o principal adversário do clube da minha paixão.
Impressionaram-me fortemente as manifestações de alegria dos benfiquistas e isso transmitiu-me uma forte sensação de alegria.
Tentei em mim mesmo uma resposta sobre essa estranha sensação, que pela primeira vez sentia.
Não me recordava de tão entusiásticas, esfusiantes e imediatas manifestações de alegria, por uma vitória encarnada.
Esta é uma vitória do mais popular clube português. Daquele que tem mais adeptos e simpatizantes. Uma vitória num campeonato nacional.
Exactamente, o campeonato nacional ainda é o mais importante campeonato de futebol para os portugueses. Num mundo de informação globalizada, ainda não vibramos nada com o campeonato espanhol, alemão, italiano ou inglês.
Ainda somos portugueses e ferrenhos pelas nossas bandeiras de paixão.
O Benfica é uma dessas bandeiras e símbolos nacionais mais importantes. A paixão de milhões de portugueses por Portugal, exprime-se através do seu amor clubista nacional.
Esta vitória desta bandeira simbólica, representa também a uma vitória sobre o clima de suspeição generalizado da sociedade português, fortemente presente no futebol.
Tem também este significado, de ser uma vitória sobre a suspeição da viciação ou manipulação das regras. Uma vitória do mais apto, do que ganhou sem favores, do que não precisou dessas manobras. Uma vitória da verdade.
Alguns dirão que futebol é a alienação do povo. Esses não compreendem nada, do fenómeno social e afectivo que representa o futebol e a sua razão de ser.
Alienação natural de um povo que precisa de ter a sua afectividade e o seu orgulho próprio alimentado. Uma escolha de um povo, que carente de outras referencias afectivas e de outros motivos de orgulho.
O que seria Portugal, se toda esta energia promovida pela paixão futebolística, também fosse canalizada para a Pátria?
Não é o futebol que é uma alienação. O futebol alimenta uma necessidade primária essencial dos portugueses, que a política lhe renega.
Os portugueses precisam de estímulos que alimentem o seu carácter apaixonado, precisam de motivações de luta e de expectativas de vitória e a política apenas lhes produz a frustração.
As suas referências essenciais de vitória e de orgulho estão no futebol.
É lamentável, evidentemente que sim, mas absolutamente natural.
As manifestações pela vitória do Benfica representam uma evidência magnífica.
Ainda somos um povo capaz de vibrar fortemente e que vibra com a sua paixão.
Bem hajam estes portugueses que se expressaram de forma tão genuína.
Bem haja o Benfica por ter contribuído para a sua expressão.
Portugal continua um dos países mais ricos do mundo, porque tem símbolos grandes, mesmo que não sejam estimulados os melhores e os mais apropriados para a nossa preservação como a mais distinta Nação do mundo.
Portugal continua a ser um dos países mais ricos do mundo, porque os portugueses são apaixonados e quando e sempre que motivados, dão respostas fantásticas que mais nenhum outros povo consegue dar.

José J. Lima Monteiro Andrade

2 comentários:

  1. José...você ao escrever este texto acabou por me dar esperança que afinal é possivel sermos civilizados e nobres!
    E contra mim falo!

    Abraço

    ResponderEliminar