sábado, 13 de março de 2010

Os heróis das Escolas.

Os Heróis das Escolas
Ser aluno cumpridor e respeitador, é cada vez mais um acto de verdadeiro heroísmo, nas escolas públicas portuguesas.
Decretou-se o fim das faltas escolares, o fim das reprovações, o fim da exigência mínima exigível.
Simultaneamente abdicou-se por completo do respeito exigível do aluno, para com o Professor, para com os seus colegas e para com a escola.
Já não é tolerância, nem permissividade, é o fomento da prevaricação, do incumprimento escolar, do desrespeito e falta de educação.
A escola pública, que deveria ser um instrumento essencial da política da igualdade de oportunidades, assume cada vez mais a sua vocação, de contrariar esse nobre e justo princípio.
Todos temos já esta convicção, todos temos consciência desta realidade, de que há um verdadeiro e inequívoco privilégio, dos alunos que têm a possibilidade de aprendizagem no ensino privado.
Em nome de falaciosas doutrinas de igualdade, criou-se um verdadeiro e monstruoso instrumento da desigualdade de oportunidades, que é hoje a escola pública.
Haverá certamente muitas nuances entre escolas desta verdade, haverá certamente muitas nuances desta verdade, entre as turmas da mesma escola, mas a verdade é que a escola pública se transformou num lugar onde os cumpridores e respeitadores, não têm condições de ser estimulados e pelo contrário, são permanentemente influenciados a ser prevaricadores.
Sofrem muitos milhares de Professores com este clima.
Sofrem muitas famílias esta humilhação e não têm condições de escolher outra solução.
Sofre a sociedade que se abastarda nos seus valores e na destruição do seu futuro.
Sofre o país, esta gravíssimo atentado de dissolvência.
Sofrem os heróis das escolas, que apesar de toda esta miserável atitude colectiva, teimam em continuar a ser cumpridores e respeitadores.

José J. Lima Monteiro Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário