sábado, 27 de novembro de 2010

O dilema português … ir ao fundo com os actuais protagonistas da política ou a ruptura salvadora.

A aprovação do Orçamento não virá corrigir nada, pois só por si não dará confiança aos nossos credores.
Essa confiança depende exclusivamente da execução orçamental, ou seja da capacidade de um Governo corrigir de forma sustentável a diminuição da deficit, com a simultânea revitalização do desenvolvimento económico e por conseguinte na demonstração inequívoca que teremos condições para suportar os juros e pagar a dívida soberana.
A primeira duvida que os credores põem, é sobre o actual Governo. Um Governo minoritário com provas dadas de despesismo e com um projecto de desenvolvimento económico ultrapassado, porque baseado na construção civil de projectos públicos, ou seja em bens não transaccionáveis.
Impossível nestas circunstâncias políticas dar confiança aos nossos credores actuais ou futuros.
Temos um Presidente da Republica, professor de economia, portanto perfeitamente consciente desta situação bloqueadora.
Então e como candidato a novo mandato, porque razão continua a suportar este Governo e a não explicitar, como seria a sua obrigação, qual a solução politica que preconiza, para resolver este impasse que nos afunda?
O senhor Presidente aconselha a moderação nas palavras e no debate político, porque não sabe o que dizer.
Não sabe, não quer ou não pode.
Não creio que não saiba, não creio que não possa, apenas está dominado pelas circunstâncias eleitorais da sua conveniência, uma vez que precisa dos votos do partido do Governo. Votos que não irão para o seu adversário directo, por reconhecimento pela seu suporte e simpatia.
O senhor Presidente da Republica é assim o principal protagonista, do impasse político que nos penaliza a todos e que com elevada probabilidade nos está a conduzir, para uma solução de radicalismo político por inevitabilidade.
A União Europeia impedirá uma situação radical de natureza política e por conseguinte apoiará sempre um pequeno país como Portugal em serias dificuldades.
Ilusão, ainda mais grave, do que todas as ilusões que nos conduziram a esta situação dramática.
A União é um conjunto de Estados soberanos e os seus povos nunca legitimaram uma Federação Europeia, capaz de integrar mecanismos de uniformização das políticas financeiras, em que a harmonia fiscal, é um dos pilares. Perder a soberania fiscal, é impensável para a generalidade dos países da União.
O que acontecerá, neste caminho é a nossa total dependência política perante as dominâncias políticas da União.
Ou seja, perderemos a nossa soberania, mas os outros membros da União, preservarão a sua.
As soluções nacionais, não podem continuar neste caminho da ilusão permanente.
Porém existe um bloqueio político do regime actual, que é impeditivo do extermínio da ilusão.
Bastará analisar as propostas dos diversos partidos com representação parlamentar actual, para logo verificarmos a impossibilidade de mudança.
A ideologia defensora de um Estado, motor da economia e dominante em toda a sociedade, é maioritária…este é o verdadeiro drama.
É largamente maioritária, seja por ideologia, seja por interesse partidário de estar na esfera do poder, para poder regalar as suas militâncias.
O regime, asfixiou-se nesta condição de ser totalmente refém, das militâncias partidárias e da distribuição escandalosa dos recursos públicos, nesse desiderato.
Uma autêntica fobia fiscal, preencheu a mente da classe política, que já não tem vergonha de destruir o Estado Social, para preservar privilégios de usufruto, de influência e dominação.
Há muito que ultrapassamos o limite razoável, que impede a motivação individual e empresarial para a produção e para a produtividade.
O empobrecimento de uma larga faixa da população portuguesa é já um drama visível e lamentável, o desemprego oficial atingiu parâmetros alarmantes, o desemprego sustentado artificialmente pelo Estado e Autarquias, não tem condições de sustentabilidade, a diferenciação salarial na Administração Publica e Intervenções Estatais é escandalosa.
O principal responsável, clama ao silêncio nacional e caminha gloriosamente, para a sua reeleição.
Presta assim o seu enorme serviço à continuidade de toda esta insustentável situação.
Aos portugueses resta …ou a resignação votando nas eleições presidenciais e dando a sua validação ao regime que os empobrece … ou a única atitude que lhes resta…Não votar nas eleições presidenciais, dizendo inequivocamente “Basta”…vocês não merecem a nossa confiança e nós não merecemos ter um regime que nos condena a nós, aos nossos filhos e netos.
A abstenção maioritária nas próximas eleições presidenciais, só poderá ter este significado político. A partir de então, que volte o sentido da exigência como uma premissa essencial de qualquer democracia.
José J. Lima Monteiro Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário