quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Parábula do Escravo

Naquele tempo em que a mensagem Cristã, motivava a libertação da escravatura, houve um Dono de escravos que foi político.
Ele reuniu seus escravos e declarou:
Vocês revoltam-se contra a prepotência do vosso capataz. Vou-vos oferecer a liberdade. Serão vocês que passarão e escolher e a “votar” naquele que será o vosso Capataz.
Os escravos escolherem o melhor de entre eles e nele votaram livremente e de forma secreta.
Votaram na sua escravidão.
Nunca tinha havido Capataz mais severo. O Dono dos escravos oferecera-lhe a liberdade e benesses, em troca do exercício severo da sua função.
Democracia não é ter a capacidade de Votar, mas a liberdade de agir, de pensar, de escolher ( Votar; Não Votar e Propor) e de responsabilizar.

José J. Lima Monteiro Andrade.

2 comentários:

  1. A verdade é mesmo esta. E esta história repete-se todos os dias. O colega que passa a chefe e depois... O comunismo é bom mas quem manda não é. A democracia é boa mas se quem elegemos tratar apenas dos benefícios pessoais e dos amigos, também é má. As melhores alternativas podem-se tornar no maior pesadelo. O que fazer?

    ResponderEliminar
  2. Uma Democracia com circulos uninominais e eleição directa por maioria simples...é a responsbilização directa dos eleitos para com os eleitores.Um Parlamento eleito assim será um Parlamento resposável e responsabilizado.

    ResponderEliminar