sábado, 10 de outubro de 2009

As bandeiras no futebol


Hoje ao ver o jogo de futebol da selecção portuguesa, pus-me a pensar.
Tantos cachecois e tantas bandeiras, tanto entusiasmo por Portugal.
Como sou monárquico convicto, esta sensação de ver esta expressão de orgulho nacional, agrada-me e entusiasma-me.
Considero mesmo, que a única mensagem de esperança possível e de mudança indispensável, passa pela restauração da Monarquia ou seja pela fim do regime republicano.
Foi então que reparei que não tinha qualquer aversão aos cachecóis e às bandeiras, que são símbolos republicanos.
Pela minha cabeça passou logo o pensamento… será uma boa estratégia monárquica repudiar a bandeira republicana?
Esta dúvida assumiu dentro de mim uma enorme importância.
Porque logo pensei … que para muitos, talvez a maioria, será mais difícil aceitar a mudança da bandeira, do que a mudança do regime.
Crescemos a ver esta bandeira, habituamo-nos á sua referencia identitária, que é muito mais patriótica e muito menos republicana.
Talvez seja um grave erro afrontar a bandeira republicana, talvez fosse melhor acentuar o seu símbolo patriótico e não a afrontar.
Talvez até, não seja na base das bandeiras, que esteja a correcta forma de divulgar a mensagem monárquica.
Quantos monárquicos convictos não puseram já à volta do pescoço aquele cachecol verde e encarnado, quantos não levantaram ou não juraram fidelidade àquela bandeira verde e encarnada?
Quantos monárquicos, já tiveram a afirmação de ao entrar num estádio de futebol, levarem á volta do pescoço um cachecol azul e branco e comemorar o golo ou a vitória da selecção portuguesa, acenando a bandeira azul e branca ?
Ou não haverá monárquicos nos jogos de futebol ?

1 comentário:

  1. Eu TENHO um cachecol Monárquico o qual uso, sempre que posso, em eventos nos quais participe.

    Sejam esteas nas eleições ou noutros.

    Igualmente tenho um Cachecol com as Cores da actual Bandeira e NÃO tenho qualquer problema em o usar.

    A presente Bandeira, para mim, não é Republicana É Portuguesa.

    IzNoGuud

    ResponderEliminar