sábado, 25 de abril de 2009



A minha forma de comemorar o 25 de Abril, foi a de criar este Blogue.
Porque a Internet é o único espaço de liberdade de expressão que podemos utilizar neste momento em Portugal, que se transformou numa sociedade retrógrada e reaccionária.
À actual Oligarquia partidária não interessa a ideia nova, mesmo que seja sensata, útil ou bem melhor, ela só sobrevive porque toda uma população tem de estar sintonizada dentro do mesmo enquadramento do pensamento.
Só é passível de expressão, o pensamento que é intuído como “politicamente correcto”, ou seja, apenas o pensamento que não transborde para além das baias do actual sistema político constitucional.
Os órgãos de comunicação social, são os actuais “Provedores” desta condicionante. Não deixa de ser irónico que aqueles que mais sofreram directamente a “censura” sobre a liberdade de expressão, sejam hoje em Portugal, os grandes responsáveis e agentes servidores da limitação do pensamento, fora do actual quadro oficial de expressão aceitável.
Assim de condicionados na expressão, bombardeados permanente e intensamente com a mensagem oficial, mesmo aqueles que continuaram a ter a liberdade de pensar, foram conduzidos à desmotivação e à resignação.
É neste clima já de si dramático, que uma grave crise social, económica e política, nos vem atirar para uma situação muito difícil, que originará em muitos o desespero.
Nenhuma sociedade pode ultrapassar tamanha gravidade como é a nossa actual situação, num clima de suspeição para com os principais agentes da política, descrente, desmotivada e resignada.
Por isso os discursos são repetitivos e já ninguém os ouve, por isso a abstenção eleitoral e a consequente destruição da legitimidade democrática dos eleitos.
Os actuais partidos políticos com representação parlamentar são os principais responsáveis históricos por esta dramática situação, mas também os outros agentes do poder político e da comunicação social.
Só uma rotura intelectual que origine profundas mudanças constitucionais, pode originar uma democracia mais adaptada e mais moderna.
Só uma nova mentalidade que acredite nas potencialidades nacionais e que não se limite a seguir a dinâmica politica internacional, pode originar nova esperança e motivação.
Para isso é preciso voltar a acreditar nas nossas potencialidades e voltar a dar atenção ao povo português.
Acreditar que Portugal é um país grande e com inúmeras possibilidades de afirmação no futuro e acreditar no potencial de valores humanos dos portugueses.
Portugal é efectivamente uma grande Nação, que infelizmente é conduzida por pequenos homens.
A solução é apenas e simplesmente dar a possibilidade à intervenção dos homens com qualidade e a de criar mecanismos que impossibilitem a mediocridade de aceder ao poder.
Cavaco Silva ou José Sócrates são apenas uma consequência do enorme logro em que vivemos, eles não são o problema, apenas representam com total transparência, o nível humano e político a que o actual sistema nos levou.

1 comentário: