sexta-feira, 17 de julho de 2009

Retratos de Portugal (3)


O Serviço Nacional de Saúde uma prioridade do Governo PS

Hoje acompanhei a minha mãe, a um laboratório de análises do Cartaxo. Minha mãe tem leucemia já há alguns anos e apesar de na sua idade esta doença ser de evolução lenta, é necessário acompanhá-la com análises periódicas .

O médico responsável pelo Laboratório, é um senhor alto de cabelo todo branco, muito educado e simpático .


Enquanto esperávamos que preenchesse diversos papeis que minha mãe tinha obtido no Centro de Saúde para que as despesas das analises pudessem ser comparticipadas, tive ocasião de observar o senhor Doutor .


Fazia aquele trabalho burocrático com método e muita calma . Era aquela agora a sua principal função. Ele tinha sido transformado num experiente funcionário de secretaria. Toda a sua formação e toda a sua experiência como medico dava agora a plena garantia de que os papeis seriam bem preenchidos e que a nomenclatura das analises correspondia à demanda do seu colega do Centro de Saúde .


O velho medico já conhecia bem a minha mãe, pois há muitos anos que periodicamente ela ali vai fazer as mesmas analises. Como não se tem sentido bem nos últimos tempos a sua ansiedade era que o medico lhe desse logo uma opinião sobre a evolução do seu estado de saúde .


O simpático Doutor garantiu-lhe que após completar o serviço burocrático, que executava com atenção e minúcia, leria os resultados das analises .


Após alguns minutos levantou-se da sua secretaria, e abriu para ler o envelope, que continha os resultados .


« Bom as análises não indicam mais nada de novo, apenas o que a senhora já sabe que tem, mas agora tem que mostra-las ao seu medico »


Minha mãe teve um problema num olho que resultou de um erro medico, na sequencia de uma operação às cataratas no Hospital da Cuf. Como tirou os óculos escuros que costuma usar, o medico reparou nela e fez-me a seguinte observação : « a sua mãe foi vitima de um grave erro clínico ….deviam ter pedido uma indeminização…»


Sabe senhor Doutor, na altura ainda ponderamos essa questão…mas sentimos imediatamente que seria um acto inglório e caro . Sentimos que o medico chefe de serviços desse Hospital estaria na total disposição de proteger o medico operador e protagonista do erro cirurgico . Houve inúmeras justificações que nos foram dadas …justificações feitas de uma forma muito cuidada, mas que nos deram a certeza de que num processo judicial …fariam tese justificativa…enfim o proteccionismo clássico .


O simpático medico, não se perturbou minimamente com esta acusação à classe medica.


Imediatamente passou a contar duas histórias .


Sabe …cada vez há mais casos de erros médicos…os novos não querem aprender com os mais velhos…e são colocados sem a experiência devida a praticar actos, para os quais nem sequer uma boa preparação teórica têm . Agora foi julgada uma médica na Madeira que se comprovou ter dado um medicamento de elevado risco a uma criança, tendo resultado a sua morte. Apanhou apenas pena suspensa…pena suspensa pela responsabilidade de ter morto uma criança !


Outra medida lhe posso comprovar com outra narrativa . Havia aqui no Cartaxo uma jovem medica « Servia » que tinha uma comprovada experiência e dedicação para com os doentes . Era a medica preferida do Centro de Saúde . Eu próprio recebia telefonemas dela mostrando sempre uma particular atenção pelos doentes que enviava para aqui para fazerem análises. Nos médicos portugueses não é conduta habitual, esta preocupação, explicava.



Quando houve renovação do quadro do Centro de Saúde a dita medica foi posta fora. Muitos dos seus pacientes se queixaram e ainda hoje perguntam por que se foi embora a referida jovem e atenciosa médica. É claro que todos sabemos a razão…mas ninguém o diz .


Efectivamente você tem toda a razão …o proteccionismo existe e é maléfico .


O sistema está gravemente ferido. Agora temos de encarar a redução das despesas com a saúde . A redução da despesa publica sobrepõe-se ao direito do doente de ser tratado .


O simpático medico falava pausadamente e sem calor. Mas era veemente no seu discurso crítico. Agora os laboratórios estão limitados na alteração dos preçários das analises que efectuam. Há cinco anos que se mantêm as mesmas tabelas…quer nos preços, quer na « nomenclatura ». A manutenção dos preços traz-nos dificuldades de funcionamento e exige-nos sacrifícios, ainda por cima há dois anos fomos obrigados a cobrar 5% de imposto. A manutenção da « nomenclatura » leva a que muitas análises não possam ser comparticipadas ou pagas pelo Serviço Nacional de Saúde . Muitas pessoas não têm condições financeiras para as fazer…outras nem sequer lhes passa pela cabeça que as deveriam fazer porque os médicos dos Centros de Saúde não as solicitam.


Creio que se tivesse continuado a dar a devida atenção ao simpático Doutor, iria ficar ainda mais desapontado com este país. Optei por me desculpar e despedir-me …é também uma defesa que temos de ter, esta de não saber muitas coisas que nos chocam, para evitar tantos problemas de consciência .


Sem comentários:

Enviar um comentário